Espalhe por ai:

Para celebrar o aniversário de Belém da melhor forma, nesta terça-feira (12), às 21h, haverá uma apresentação de músicos da Amazônia Jazz Band, com participação especial da cantora Gigi Furtado. Os artistas Edgar Matos (piano), Augusto Meireles (baixo), Harley Bichara (sax) e Mariano Primo (bateria) vão encantar o público com as músicas Pauapixuna, Belém-Pará-Brasil, Solange, A Rã e Foi Assim. O repertório também inclui canções que serão interpretadas por Gigi, como Pecados de Adão, Bom dia Belém, Flor do Grão Pará, A Força que Vem das Ruas e Ao pôr do sol. O pocket show acontece no foyer do Theatro da Paz e será transmitido por meio de live no canal da Secult no YouTube.

Direto de Nápoles, na Itália, tem o show do cantor e compositor Chico Saratt, no próximo dia 14 de janeiro, quinta-feira, que será transmitido pela plataforma brasileira de lives ShowIn, A rede foi lançada no segundo semestre de 2020 no mercado pelo cantor e compositor Orlando Morais e o empreendedor e investidor Dio Trotta. Ingresso: R$ 20. Transmissão: showin.tv.

A ZporZ Multi Artes, produtora cultural vencedora do Prêmio Profissionais da Música de 2019, realizará entre os dias 27 e 31 de janeiro, a primeira edição do ZporZ Fest Verão. O festival receberá grandes shows de Felipe Cordeiro (28), Jairo Pereira (29), Pedro Altério e Pedro Viáfora (5 a Seco), no dia 30, e João Donato e Donatinho, dia 31. O Governo Federal e a Prefeitura de São Paulo são os patrocinadores oficiais através da Lei Aldir Blanc e todos os shows serão transmitidos nas plataformas da ZporZ – Youtube, Facebook e Instagram.

Cinema

Nesta terça-feira (12), às 16h, será transmitida exclusivamente pelo canal da Secult Pará no YouTube uma aula ministrada pelo Prof. Dr. Relivaldo Pinho, com o tema “Belém no cinema regional“. Durante a live, o professor vai analisar a representação da cidade de Belém na produção cinematográfica paraense e explicitar as diferentes formas estéticas e experiências em variados períodos históricos.

Cinema Olympia preparou uma programação especial que será realizada no mesmo dia do aniversário de Belém, dia 12, a partir das 18h. Por causa da pandemia a sessão será on-line, com a exibição feita pelo Youtube. A comemoração especial terá a exibição de dez filmes paraenses e a apresentação do projeto “Cinema e Música”, com a participação do pianista Paulo José Campos, que realiza o acompanhamento musical nos filmes que estarão sem áudio, resgatando o charme do cinema mudo. Filmes como “A Besta Pop”, “Espátula e Bisturi” e “Covato” estão na programação.

 

Cinco filmes com personagens marcantes da carreira de Lima Duarte estão sendo exibidos em formato on-line e gratuito no site do Itaú Cultural (itaucultural.org.br). A mostra homenageia os 90 anos do ator. Entre as obras selecionadas estão a comédia “Guerra Conjugal”, gravada há 45 anos pelo cineasta Joaquim Pedro de Andrade; e o premiado drama “Sargento Getúlio”, de Hermano Penna. Os filmes ficarão disponíveis em streaming até o dia 10 de janeiro.

As inscrições para a 11ª edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico estão abertas até o dia 07 de fevereiro, desde que o filme tenha temática fantástica: de horror, ficção científica e/ou fantasia. O festival será março de 2021, em formato online. O regulamento e mais informações no site podem ser acessadas no site www.cinefantasy.com.br.

Teatro

Espetáculo digital “Bastidores”, segue em cartaz até dia 26 de janeiro, às segundas e terças, sempre às 21h30, de forma virtual. Com texto e direção de Cristina Fagundes, o trabalho retrata os percalços de uma equipe para ensaiar uma peça pela plataforma digital Zoom. O público acompanha de perto todas as intrigas, dificuldades e amores que acontecem nos bastidores. No enredo, à medida em que os ensaios do espetáculo acontecem, aumentam as confusões entre a equipe, até que são obrigados a tomar uma medida drástica para garantir a estreia da peça. A transmissão é pelo Zoom, acessível via Sympla Streaming (sympla.com.br).

O Grupo Tapa retoma a mostra on-line do Teatro Aliança Francesa o público pode conferir Vidas à Margem, dramaturgia original do grupo no dia 16 de janeiro; O Urso, de Anton Tchekhov em 23 de janeiro; e fechando o mês, em 30 de janeiro, será apresentado Despedida de Solteiro, uma das peças curtas que integra o ciclo Anatol, de Arthur Schnitzler. Mais informações em grupotapa.com.br.

Literatura e Arte

Nesta terça-feira, 12, às 18h, será aberta a exposição “Encharcada“, na Galeria Fidanza, localizada no Museu de Arte Sacra (MAS), com apresentação do Trio Andaluz. Serão expostas 13 imagens de 11 fotógrafos convidados, que registaram em suas obras os traços de uma Belém ribeirinha. Um dos destaques é a obra “Das águas, os peixes”, de Miguel Chikaoka. A mostra também homenageia o escritor, jornalista e historiador Leandro Tocantins, com a presença do “Mapa Pitoresco da Cidade de Belém” que ilustra o livro do artista e foi desenhado pelo ilustrador Percy Lau nos anos de 1960.

Desta terça, 12, até 29 de janeiro, o Arquivo Público do Estado do Pará (APEP) sedia a mostra “Belém, 405 anos de História e Memória“, que traz ao público documentos históricos importantes da época, como o registro de doação de uma légua de terra à câmara da cidade de Belém, de 1727, que recupera o registro feito em 1627, conhecido como “Marco da Légua”, e uma carta de sesmaria de Theodoreto Soares Pereira, de 1728, que marca o início da ocupação do bairro do Guamá.  A visitação é das 8h às 14h e, de acordo com os protocolos de saúde, será permitida a entrada de até duas pessoas por vez e o uso de máscaras é obrigatório no espaço.

A exposição Viver Belém! 405 Anos de Cultura Viva, da fotógrafa Nay Jinknss, faz uma homenagem ao aniversário da cidade. O evento é gratuito e receberá visitas até 24 de janeiro, das 10h às 22h, na praça 2 do Parque Shopping Belém.

Ver-o-Peso Ver-o-Peso (Nayara Jinknss)

“Belém, Viva Belém 405 anos: Praças e monumentos”, a exposição será aberta no dia 12 de janeiro, no Castanheira Shopping, a partir das 10h, com programação paralela que envolve palestras virtuais, via redes sociais do shopping, e apresentações musicais para celebrar a cidade. Até o dia 26, a exposição conta ainda com apresentações musicais ao vivo na praça do shopping e palestras virtuais sobre a história da cidade, no YouTube, Instagram e Facebook do Shopping Castanheira.

Até dia 1º de Fevereiro, a exposição virtual Coletividade Negra conta com os trabalhos de Márvila Araújo, fotógrafa, e do artista visual Luciano Feijão disponíveis para visitação. A abordagem dos dois artistas traz à tona temáticas como africanidade, diáspora, ancestralidade, lutas, religiosidade. A mostra tem acesso gratuito no site do Museu Vale (museuvale.com)

O público pode conferir uma visita virtual guiada da mostra “Beatriz Milhazes: Avenida Paulista”, que reúne cerca de 170 obras dessa artista produzidas entre 1989 e 2020, incluindo algumas inéditas, entre pinturas, esculturas, colagens e gravuras. A exibição virtual reúne obras que estão expostas na sede do Itaú Cultural e no Museu de Arte de São Paulo (Masp) e pode ser assistida gratuitamente no site itaucultural.org.br. A exposição segue disponível até 30 de maio.

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) celebra o mês de aniversário da capital paulista com uma série de programação. No dia 19 de janeiro, será realizada a live de lançamento do audioguia Águas do Ibirapuera, às 16h, no Youtube do MAM São Paulo com acessibilidade em Libras. Os integrantes do Rios e Ruas, que dão vozes ao audioguia Águas do Ibirapuera, conversam sobre o seu processo criativo e as pesquisas envolvidas no projeto.

Para comemorar os 80 anos do pintor mineiro Carlos Bracher, foi lançada a exposição virtual do Ateliê Casa Bracher, com mais de 150 obras do acervo do casal Carlos e Fani Bracher, na cidade de Ouro Preto. A exposição fica disponível no site trilíngue (português, inglês e espanhol) ateliecasabracher.com.

Editais, Cursos e Concursos

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) anunciou a abertura dos editais da Lei Aldir Blanc para os segmentos de Patrimônio Cultural Imaterial, Culturas Populares, Cultura Digital e Moda e Design – com encerramento hoje, 12 de janeiro de 2021; e Cultura Afro-Brasileira e Culturas Indígenas, que seguem inscrevendo projetos culturais até o dia 20 do mesmo mês. O link para fazer as inscrições e acessar os editais é pelos sites fidesaaldirblancpa.com.br (Patrimônio Cultural Imaterial, Culturas Populares), institutoagata.com.br (Cultura Digital e Moda e Design) e portalfadesp.org.br (Cultura Afro-Brasileira e Culturas Indígenas).

O coletivo Kizomba Yetu realiza o projeto “Intercâmbio Cultural Brasil & Angola” com um workshop gratuito on-line com danças angolanas no dia 17 de janeiro, incluindo Kizomba, Semba, Kuduro, Danças Folclóricas e Afro House. O evento também contará com a participação de um DJ por duas horas tocando músicas tradicionais africanas. O workshop será no dia 17 de janeiro, às 15h.

Oficina Cultural Oswald de Andrade, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, está com a programação de janeiro dedicada às artes cênicas e à dança. A maioria das atividades acontece por meio das plataformas on-line da instituição (oficinasculturais.org.br).

Cia Buffa de Teatro está com inscrições abertas até dia 17 de janeiro para diferentes oficinas desenvolvidas por suas integrantes e colaboradoras, no período de Janeiro de 2021. As oficinas ocorrem via plataforma Zoom e as inscrições são realizadas pelo site Sympla. Direcionadas ao público geral, as oficinas têm vagas limitadas, e são elas: Coloca na tela, ministrada pela atriz e produtora cultural Manuela Castelo Branco; Interpretação Teatral e Narrativas Rítmicas, pela atriz Diana Ramos; Atos de Criação – escritas performativas de si, pela atriz Andréa Rabelo; Comunicar é uma arte, pela publicitária, produtora e gestora cultural Nany Lima; e Mover o corpo em um cotidiano poético, com a atriz Leila Kissia. Link para inscrições e mais informações no perfil @ciabuffadeteatro no Instagram, ciabuffadeteatro@gmail.com, e (71) 99941-0303.

Ciclo de Formação em Gestão e Produção Cultural vai discutir conceitos e práticas sobre a esfera organizacional da cultura, abordando políticas culturais, estimulando a produção, a gestão, a pesquisa e a difusão das iniciativas. Serão realizados dois ciclos formativos em plataforma virtual e ao vivo, com 8 horas-aula cada encontro até 14 de janeiro. Cada ciclo terá 24 horas-aula. Metade das vagas são voltadas para mulheres, afrodescendentes, LGBTQI+ e agentes culturais residentes nas periferias. Inscrições no link: bit.ly/gestaoeproducao1.

As inscrições de artistas interessados em participar do II Festival de Choro da Casa do Gilson seguem abertas até dia 19 de janeiro. O edital com todas as informações e o formulário de inscrição estão disponíveis nas redes sociais do projeto. O compositor deverá enviar dois choros em formato MP3, contendo o título da obra, junto com a ficha de inscrição para o e-mail: festivaldechorocasadogilson@gmail.com. A gravação deverá ser apenas instrumental, ou seja, sem emissões vocais. Os doze choros finalistas serão apresentados durante a segunda edição do festival, prevista para ser realizada no dia 13 de março, no Bar do Gilson, em Belém, com entrada gratuita. A ficha de inscrição está disponível nas redes sociais do projeto para download – Facebook: @IIfestivaldechoro e Instagram: @II.festivaldechoro.

Até dia 19 de janeiro, o projeto “Novos Cantos”, selecionado pelo Edital de Música da Lei Aldir Blanc Pará, receberá inscrições de artistas locais interessados em participar de coletânea para a gravação de um EP, previsto para ser lançado ainda em 2021. O projeto é voltado para músicos moradores da cidade de Ananindeua, localizada na Região Metropolitana de Belém, e que tenham composições de todos os gêneros musicais. As obras deverão ser autorais e não serão aceitos plágios. O artista deverá enviar três composições em formato MP3, além de seu portfólio com informações completas sobre sua trajetória, fotos e trabalhos realizados, para o e-mail: novoscantosananindeua@gmail.com.  O artista também deverá enviar preenchida a ficha de inscrição, disponibilizada nas redes sociais do projeto, com letra legível – Facebook: @novoscantosPA e Instagram: @novoscantos.

MOA – Centro de Produção Musical com Tecnologias Digitais, através do Edital de Música da Lei Aldir Blanc, abre inscrições para sua 2ª coletânea, para artistas, bandas e grupos que nunca gravaram profissionalmente. Serão priorizados artistas e grupos formados nas periferias da região metropolitana de Belém, que tragam as narrativas de suas realidades, além da garantia da participação de 50% de mulheres (cis ou trans) na gravação do álbum que será lançado pelo MOA. Para se inscrever, é preciso enviar Um release do trabalho, fotos, e duas músicas, em qualquer formato áudio ou vídeo. As inscrições vão até dia 20 de janeiro. Os interessados devem preencher o formulário  (https://forms.gle/HWeBwEg29ajjtehQ8).

O Festival Felino Preta 2021, organizado pela Associação Felino – Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte (SP) – abre inscrições para projetos artísticos relacionados à negritude que estimulem aspectos como afrobrasilidade, subjetividades e emancipação que possam contribuir para o desenvolvimento e ampliação das perspectivas culturais e artísticas de pretas e pretos. As inscrições estão abertas até o dia 31 de janeiro. A programação do Festival será realizada somente em formato digital, entre os dias 18 de fevereiro e 13 de março e será composta por projetos selecionados nas categorias vídeo e por apresentações artísticas de dança, circo, música, teatro, cultura popular, entre outras manifestações. Para acessar o cronograma e o regulamento completo, entre em contato com o festival nas redes sociais (@AssociacaoFelino).

Prêmio Barco a Vapor, iniciativa internacional da Fundação SM, está com inscrições abertas para a 17ª edição, até 31 de janeiro. O prêmio valoriza obras inéditas de autores brasileiros de literatura infantil e juvenil nos gêneros romance ou novela. O objetivo é revelar autores, estimular a criação literária e levar textos de qualidade aos jovens leitores de vários países. Informações e inscrições pelo site barcoavapor.smeducacao.com.br.

FONTE: Oliberal

Espalhe por ai:
https://www.braganews.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Nay-O-Liberal-1.jpghttps://www.braganews.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Nay-O-Liberal-1-150x150.jpgDa redaçãoEntretenimentoPara celebrar o aniversário de Belém da melhor forma, nesta terça-feira (12), às 21h, haverá uma apresentação de músicos da Amazônia Jazz Band, com participação especial da cantora Gigi Furtado. Os artistas Edgar Matos (piano), Augusto Meireles (baixo), Harley Bichara (sax) e Mariano Primo (bateria) vão encantar o público...