Espalhe por ai:

Assim como as várias datas comemorativas que foram celebradas ao longo de 2020, os festejos natalinos deverão ser mais introspectivos, sem aglomerações e reunindo apenas os familiares, além, é claro, de ter os devidos cuidados com a higiene reforçados, conforme recomendam as autoridades de saúde. A atenção redobrada também vale para quem vai a missas ou celebrações religiosas.

Diferentemente dos anos anteriores, a família da estudante de psicologia Joana Beatriz optou por não viajar esse ano. “Se não estivéssemos no meio de uma pandemia, iríamos para uma casa de praia e convidaríamos todos os outros familiares, mas resolvemos ficar em casa apenas com as pessoas que moram aqui para não gerar aglomeração.” Embora menor e mais restrito, a estudante garante que a data, que tem muita importância para a família, vai ser celebrada com muito carinho. “Mesmo sendo só com poucas pessoas, sei que vai ter amor de sobra. E sei também que não vai faltar aquele famoso ‘é pavê ou para comer?’”, que arranca as nossas risadas”, brincou.

Leila Nunes, mãe de Laura, não deixa de decorar a casa, mesmo que não receba pessoas em casa

Outra família que precisou adaptar os planos foi a da estudante de Recursos Humanos Laura Nunes, que, pela primeira vez, vai experimentar um Natal a distância. Bastante religiosos, os Nunes utilizavam a data como o momento de reunir todos na casa da avó materna de Laura, a matriarca. “Somos católicos, então nossa tradição inclui ir à missa e reunir todo mundo na casa da minha avó”, comentou Laura. Por conta da pandemia, esse ano vai ser cada um na sua casa. “Eu e minha mãe, por exemplo, iremos à missa, mas passaremos a data sozinhas em casa”, continuou. Para preservar a avó, ninguém irá visitá-la, mas farão uma chamada de vídeo para não deixá-la sozinha. A avó de Laura também não vai à missa, mas assistirá de forma virtual, só para manter a tradição.

Embora restrito, as famílias não devem descuidar da higiene. O secretário estadual de Saúde, André Longo, orientou que as comemorações fiquem restritas ao núcleo familiar mais próximo. O secretário salientou ainda que idosos e pessoas do grupo de risco devem receber atenção especial. “O ideal é que a festa em casa não reúna mais do que dez pessoas. O uso de máscara, a lavagem das mãos e o distanciamento social não só devem ser mantidos, como também devem ser reforçados. Sei que não cabe ao governo interferir em decisões de âmbito familiar, mas o momento exige um sacrifício para proteger a vida de quem amamos”, disse Longo em coletiva na última terça-feira.

O clínico geral Maurício Cavalcante, do Sistema Hapvida em Pernambuco, reforçou que é fundamental que todos os presentes estejam usando máscara, além do uso de luvas na hora que for se servir. “Além das mãos higienizadas, as mesas ou bancadas onde as comidas forem postas também devem passar por limpeza constante. Outro item fundamental é o uso de luvas descartáveis na hora de se servir e de pegar em pratos, talheres e copos”, alertou o médico.

Missa on-line
Quem desejar assistir on-line à Missa da Vigília de Natal, que será celebrada no dia 24 de dezembro, às 20h, poderá fazê-lo através da transmissão ao vivo no canal do YouTube da Arquidiocese de Olinda e Recife ou na Rádio Olinda 105.3 FM.
Já para quem desejar acompanhar presencialmente, a celebração será realizada no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Soledade, no Recife.

É muito importante chegar cedo ao local, pois apenas 30% da capacidade da igreja estará disponível, o que corresponde a 300 lugares, que estarão devidamente sinalizados. O preenchimento das vagas será feito por ordem de chegada. Um telão será instalado na área que fica por trás da igreja, com mais 200 lugares. Na entrada do santuário, haverá aferição de temperatura e álcool em gel para higienizar as mãos dos fiéis. O uso de máscaras será obrigatório.

 

FONTE: Folha de Pernambuco

Espalhe por ai:
https://www.braganews.com.br/wp-content/uploads/2020/12/espirito-natalino-1024x702.jpghttps://www.braganews.com.br/wp-content/uploads/2020/12/espirito-natalino-150x150.jpgDa redaçãoEntretenimentoAssim como as várias datas comemorativas que foram celebradas ao longo de 2020, os festejos natalinos deverão ser mais introspectivos, sem aglomerações e reunindo apenas os familiares, além, é claro, de ter os devidos cuidados com a higiene reforçados, conforme recomendam as autoridades de saúde. A atenção redobrada também...