Espalhe por ai:

Música

Lançada no segundo semestre de 2020 no mercado pelo cantor e compositor Orlando Morais e o empreendedor e investidor Dio Trotta transmitirá no próximo dia 14 de janeiro, quinta-feira, direto de Nápoles, na Itália, o show do cantor e compositor Chico Saratt. Ingresso: R$ 20. Transmissão: pelo site 

 

Cinema

Cinco filmes com personagens marcantes da carreira de Lima Duarte estão sendo exibidos em formato on-line e gratuito no site do Itaú Cultural (itaucultural.org.br). A mostra homenageia os 90 anos do ator. Entre as obras selecionadas estão a comédia “Guerra Conjugal”, gravada há 45 anos pelo cineasta Joaquim Pedro de Andrade; e o premiado drama “Sargento Getúlio”, de Hermano Penna. Os filmes ficarão disponíveis em streaming até o dia 10 de janeiro.

 

As inscrições para a 11ª edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico estão abertas até o dia 07 de fevereiro, desde que o filme tenha temática fantástica: de horror, ficção científica e/ou fantasia. O festival será março de 2021, em formato online. O regulamento e mais informações no site podem ser acessadas no site.

Teatro

Espetáculo digital “Bastidores”, segue em cartaz até dia 26 de janeiro, às segundas e terças, sempre às 21h30, de forma virtual. Com texto e direção de Cristina Fagundes, o trabalho retrata os percalços de uma equipe para ensaiar uma peça pela plataforma digital Zoom. O público acompanha de perto todas as intrigas, dificuldades e amores que acontecem nos bastidores. No enredo, à medida em que os ensaios do espetáculo acontecem, aumentam as confusões entre a equipe, até que são obrigados a tomar uma medida drástica para garantir a estreia da peça. A transmissão é pelo Zoom, acessível via Sympla Streaming.

O Grupo Tapa retoma a mostra on-line do Teatro Aliança Francesa o público pode conferir Vidas à Margem, dramaturgia original do grupo no dia 16 de janeiro; O Urso, de Anton Tchekhov em 23 de janeiro; e fechando o mês, em 30 de janeiro, será apresentado Despedida de Solteiro, uma das peças curtas que integra o ciclo Anatol, de Arthur Schnitzler. O Teatro Aliança Francesa inicia 2021 mantendo a programação constante em uma trajetória de quase 60 anos

Literatura e Arte

A exposição Viver Belém! 405 Anos de Cultura Viva, da fotógrafa Nay Jinkins, faz uma homenagem ao aniversário da cidade. O evento é gratuito e receberá visitas até 24 de janeiro, das 10h às 22h, na praça 2 do Parque Shopping Belém.

“Belém Viva Belém 405 anos: Praças e monumentos”, a exposição será aberta no dia 12 de janeiro, no Castanheira Shopping, a partir das 10h, com programação paralela que envolve palestras virtuais, via redes sociais do shopping, e apresentações musicais para celebrar a cidade.

Até dia 1º de Fevereiro, a exposição virtual Coletividade Negra conta com os trabalhos de Márvila Araújo, fotógrafa, e do artista visual Luciano Feijão disponíveis para visitação. A abordagem dos dois artistas traz à tona temáticas como africanidade, diáspora, ancestralidade, lutas, religiosidade. A mostra tem acesso gratuito no site do Museu Vale

 

Até o dia 11 de janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB-BH) recebe a exposição Ivan Serpa: a expressão do concreto, uma retrospectiva completa sobre a vida e o legado de um dos artistas mais importantes da arte moderna e contemporânea brasileira. Com curadoria de Marcus de Lontra Costa e Hélio Márcio Dias Ferreira, a mostra exibe obras oriundas de diversas coleções das várias fases do pintor carioca, abrangendo toda sua multiplicidade estética e técnica. A exposição tem tour digital de sua 1ª sala disponível gratuitamente no site ivanserpavirtual.com.br.

O público pode conferir uma visita virtual guiada da mostra “Beatriz Milhazes: Avenida Paulista”, que reúne cerca de 170 obras dessa artista produzidas entre 1989 e 2020, incluindo algumas inéditas, entre pinturas, esculturas, colagens e gravuras. A exibição virtual reúne obras que estão expostas na sede do Itaú Cultural e no Museu de Arte de São Paulo (Masp) e pode ser assistida gratuitamente no site . A exposição segue disponível até 30 de maio.

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) celebra o mês de aniversário da capital paulista com uma série de programação. No dia 19 de janeiro, será realizada a live de lançamento do audioguia Águas do Ibirapuera, às 16h, no Youtube do MAM São Paulo com acessibilidade em Libras. Os integrantes do Rios e Ruas, que dão vozes ao audioguia Águas do Ibirapuera, conversam sobre o seu processo criativo e as pesquisas envolvidas no projeto.

Para comemorar os 80 anos do pintor mineiro Carlos Bracher, foi lançada a exposição virtual do Ateliê Casa Bracher, com mais de 150 obras do acervo do casal Carlos e Fani Bracher, na cidade de Ouro Preto. A exposição fica disponível no site trilíngue (português, inglês e espanhol) .

Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, em Belém, ganhou a exposição permanente “Conecte-se com a Natureza – Áreas Protegidas do Pará”, que reúne fotografias de 14 Áreas Protegidas do Pará. A iniciativa é do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio). A mostra pode ser visitada diariamente, das 6h às 17h (exceto às terças-feiras). A entrada é franca.

A áudio série “Pirimbim”, criada pelo compositor e roteirista Fernando Salem (“Cocoricó” e “Castelo Rá-Tim-Bum”) e pelos cineasta Tadeu Jungle e Marcos Nisti foi lançada virtualmente e segue disponível para a criançada. Em 12 capítulos de 10 minutos cada, são narradas as aventuras de três crianças pelo mundo do conhecimento em uma chácara mágica. Disponível no aplicativo de podcasts Orelo, no site  e no Youtube (Flow de historinhas) com ferramentas de acessibilidade.

Editais, Cursos e Concursos

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) anunciou a abertura dos editais da Lei Aldir Blanc para os segmentos de Patrimônio Cultural Imaterial, Culturas Populares, Cultura Digital e Moda e Design – com encerramento em 12 de janeiro de 2021; e Cultura Afro-Brasileira e Culturas Indígenas, que seguem inscrevendo projetos culturais até o dia 20 do mesmo mês. O link para fazer as inscrições e acessar os editais é pelos sites  (Patrimônio Cultural Imaterial, Culturas Populares), institutoagata.com.br (Cultura Digital e Moda e Design) e portalfadesp.org.br (Cultura Afro-Brasileira e Culturas Indígenas).

O coletivo Kizomba Yetu realiza o projeto “Intercâmbio Cultural Brasil & Angola” com um workshop gratuito on-line com danças angolanas no dia 17 de janeiro, incluindo Kizomba, Semba, Kuduro, Danças Folclóricas e Afro House. O evento também contará com a participação de um DJ por duas horas tocando músicas tradicionais africanas. O workshop será no dia 17 de janeiro, às 15h.

Oficina Cultural Oswald de Andrade, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, está com a programação de janeiro dedicada às artes cênicas e à dança. A maioria das atividades acontece por meio das plataformas on-line da instituição.

Cia Buffa de Teatro está com inscrições abertas até dia 17 de janeiro para diferentes oficinas desenvolvidas por suas integrantes e colaboradoras, no período de Janeiro de 2021. As oficinas ocorrem via plataforma Zoom e as inscrições são realizadas pelo site Sympla. Direcionadas ao público geral, as oficinas têm vagas limitadas, e são elas: Coloca na tela, ministrada pela atriz e produtora cultural Manuela Castelo Branco; Interpretação Teatral e Narrativas Rítmicas, pela atriz Diana Ramos; Atos de Criação – escritas performativas de si, pela atriz Andréa Rabelo; Comunicar é uma arte, pela publicitária, produtora e gestora cultural Nany Lima; e Mover o corpo em um cotidiano poético, com a atriz Leila Kissia. Link para inscrições e mais informações no perfil @ciabuffadeteatro no Instagram, ciabuffadeteatro@gmail.com, e (71) 99941-0303.

Ciclo de Formação em Gestão e Produção Cultural vai discutir conceitos e práticas sobre a esfera organizacional da cultura, abordando políticas culturais, estimulando a produção, a gestão, a pesquisa e a difusão das iniciativas. Serão realizados dois ciclos formativos em plataforma virtual e ao vivo, com 8 horas-aula cada encontro até 14 de janeiro. Cada ciclo terá 24 horas-aula. Metade das vagas são voltadas para mulheres, afrodescendentes, LGBTQI+ e agentes culturais residentes nas periferias. Inscrições no link: .

As inscrições de artistas interessados em participar do II Festival de Choro da Casa do Gilson seguem abertas até dia 19 de janeiro. O edital com todas as informações e o formulário de inscrição estão disponíveis nas redes sociais do projeto. O compositor deverá enviar dois choros em formato MP3, contendo o título da obra, junto com a ficha de inscrição para o e-mail: festivaldechorocasadogilson@gmail.com. A gravação deverá ser apenas instrumental, ou seja, sem emissões vocais. Os doze choros finalistas serão apresentados durante a segunda edição do festival, prevista para ser realizada no dia 13 de março, no Bar do Gilson, em Belém, com entrada gratuita. A ficha de inscrição está disponível nas redes sociais do projeto para download – Facebook: @IIfestivaldechoro e Instagram: @II.festivaldechoro.

Até dia 19 de janeiro, o projeto “Novos Cantos”, selecionado pelo Edital de Música da Lei Aldir Blanc Pará, receberá inscrições de artistas locais interessados em participar de coletânea para a gravação de um EP, previsto para ser lançado ainda em 2021. O projeto é voltado para músicos moradores da cidade de Ananindeua, localizada na Região Metropolitana de Belém, e que tenham composições de todos os gêneros musicais. As obras deverão ser autorais e não serão aceitos plágios. O artista deverá enviar três composições em formato MP3, além de seu portfólio com informações completas sobre sua trajetória, fotos e trabalhos realizados, para o e-mail: novoscantosananindeua@gmail.com.  O artista também deverá enviar preenchida a ficha de inscrição, disponibilizada nas redes sociais do projeto, com letra legível – Facebook: @novoscantosPA e Instagram: @novoscantos.

MOA – Centro de Produção Musical com Tecnologias Digitais, através do Edital de Música da Lei Aldir Blanc, abre inscrições para sua 2ª coletânea, para artistas, bandas e grupos que nunca gravaram profissionalmente. Serão priorizados artistas e grupos formados nas periferias da região metropolitana de Belém, que tragam as narrativas de suas realidades, além da garantia da participação de 50% de mulheres (cis ou trans) na gravação do álbum que será lançado pelo MOA. Para se inscrever, é preciso enviar Um release do trabalho, fotos, e duas músicas, em qualquer formato áudio ou vídeo. Os interessados devem preencher o formulário do Centro pelo site

 

O Festival Felino Preta 2021, organizado pela Associação Felino – Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte (SP) – abre inscrições para projetos artísticos relacionados à negritude que estimulem aspectos como afrobrasilidade, subjetividades e emancipação que possam contribuir para o desenvolvimento e ampliação das perspectivas culturais e artísticas de pretas e pretos. As inscrições estão abertas até o dia 31 de janeiro. A programação do Festival será realizada somente em formato digital, entre os dias 18 de fevereiro e 13 de março e será composta por projetos selecionados nas categorias vídeo e por apresentações artísticas de dança, circo, música, teatro, cultura popular, entre outras manifestações. Para acessar o cronograma e o regulamento completo, entre em contato com o festival nas redes sociais (@AssociacaoFelino).

Prêmio Barco a Vapor, iniciativa internacional da Fundação SM, está com inscrições abertas para a 17ª edição, até 31 de janeiro. O prêmio valoriza obras inéditas de autores brasileiros de literatura infantil e juvenil nos gêneros romance ou novela. O objetivo é revelar autores, estimular a criação literária e levar textos de qualidade aos jovens leitores de vários países. Informações e inscrições pelo site .

 

FONTE: Oliberal

Espalhe por ai:
https://www.braganews.com.br/wp-content/uploads/2021/01/foto.jpghttps://www.braganews.com.br/wp-content/uploads/2021/01/foto-150x150.jpgDa redaçãoEntretenimentoMúsica Lançada no segundo semestre de 2020 no mercado pelo cantor e compositor Orlando Morais e o empreendedor e investidor Dio Trotta transmitirá no próximo dia 14 de janeiro, quinta-feira, direto de Nápoles, na Itália, o show do cantor e compositor Chico Saratt. Ingresso: R$ 20. Transmissão: pelo site    Cinema Cinco filmes com personagens marcantes...