Espalhe por ai:

Uma vítima de covid-19 descreveu como sentidos foram alterados pelo vírus: café agora cheira a fumaça e a pasta de dente tem gosto de gasolina.

Mãe de dois filhos, Sarah Govier, 44, de Whitstable, Kent (Reino Unido), pegou o vírus em maio e perdeu o olfato – um sintoma conhecido clinicamente como parosmia.

A terapeuta ocupacional disse que quase “todos os alimentos cheiram a podre”.

A paciente comparou o sabor da carne a sabonete floral ou perfume, pasta de dente tem gosto mais de gasolina do que de menta e café tem cheiro de fumaça de carro ou cigarro.

Ela revelou como o alho e a cebola a lembram de uma mistura de cachorro molhado e água estagnada, enquanto o bolo de chocolate tem um gosto tão ruim que ela tem que cuspi-lo.

Govier, que trabalha no William Harvey Hospital em Ashford, Kent, criou um grupo de apoio no Facebook onde os membros podem compartilhar suas experiências, teorias e dicas de “treinamento olfativo”.

“O café tinha um gosto horrível e limpar meus dentes com pasta de dente era como escová-los com gasolina – era horrível!”, descreveu

“No início, tudo cheirava basicamente o mesmo, então o café tinha o mesmo cheiro de alguém fumando ou de fumaça de carro”, disse a vítima da doença.

Quem sofre de parosmia chega a comparar seus perfumes e xampu antes cheirosos à bile.

Efeito

Os médicos descobriram que pessoas com covid-19 perdem o olfato porque o vírus danifica as terminações nervosas receptoras ou células de suporte dentro do nariz.

Essas terminações nervosas que detectam odores dizem ao cérebro como interpretar as informações químicas que constituem um cheiro e, quando danificadas ou curadas incorretamente, podem levar à parosmia.

Sarah sentiu exaustão como sintoma inicial e dor de garganta.

Apesar do marido, Jim, 47, e os filhos Jake, 11, e Daniel, 8, não terem apresentado os sintomas, na tarde após o teste, Sarah perdeu os sentidos do paladar e do olfato.

“Eu estava cozinhando um curry e em um minuto senti o cheiro, mas quando fui prová-lo não consegui sentir nada!”, lembra.

Persistente

A paciente ainda não se livrou dos danos provocados pelo vírus.

Entre as comidas que ainda suporta, estão queijo e peixe, bem como abacate com coquetel de camarão.

FONTE: Oliberal

Espalhe por ai:
https://www.braganews.com.br/wp-content/uploads/2020/12/Sarah-Govier-arquivo-pessoal.jpghttps://www.braganews.com.br/wp-content/uploads/2020/12/Sarah-Govier-arquivo-pessoal-150x150.jpgDa redaçãoDestaquesUma vítima de covid-19 descreveu como sentidos foram alterados pelo vírus: café agora cheira a fumaça e a pasta de dente tem gosto de gasolina. Mãe de dois filhos, Sarah Govier, 44, de Whitstable, Kent (Reino Unido), pegou o vírus em maio e perdeu o olfato - um sintoma conhecido...