STJ aciona PF para apurar ataque de hackers ao sistema do tribunal
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acionou a Polícia Federal para apurar um ataque de hackers nesta terça-feira, 3, ao sistema da Corte, quando aconteciam as sessões de julgamento dos colegiados das seis turmas.
Em nota assinada pelo presidente do STJ, Humberto Martins, “a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) está trabalhando na recuperação dos sistemas dos serviços oferecidos pela Corte”.
Segundo relatório, a indisponibilidade do sistema foi identificada por volta das 15h. Julgamentos foram afetados.
No início da noite da terça, a equipe técnica informou que reuniu indícios de uma invasão no sistema e que foi detectado um arquivo com características de um suposto vírus, criado minutos antes.
“Submeteu-se então essa informação ao suporte técnico do fabricante que, em nova análise, confirmou tratar-se de um ataque cibernético que comprometeu a integridade dos arquivos do sistema”, diz o relatório.
O texto informa ainda que logo após a descoberta foram identificadas novas tentativas de ataque, dessa vez à área de backup dos sistemas. “Ordenou-se que fossem derrubados os links de acesso à internet do STJ e o bloqueio de todas as contas de usuário que haviam acessado a rede nas últimas 24 horas”, continuou o documento.
Na nota do STJ, o presidente explica que a “área de TI do STJ recomendou aos usuários – ministros, servidores, estagiários e terceirizados – que não utilizem computadores, ainda que os pessoais, que estejam conectados com algum dos sistemas informatizados da Corte, até que seja garantida a segurança do procedimento”.
https://www.braganews.com.br/stj-aciona-pf-para-apurar-ataque-de-hackers-ao-sistema-do-tribunal/https://www.braganews.com.br/wp-content/uploads/2020/11/hacker-computador-programacao-1216-1400x800-1.jpghttps://www.braganews.com.br/wp-content/uploads/2020/11/hacker-computador-programacao-1216-1400x800-1-150x150.jpgPolíticaPF,STFO Superior Tribunal de Justiça (STJ) acionou a Polícia Federal para apurar um ataque de hackers nesta terça-feira, 3, ao sistema da Corte, quando aconteciam as sessões de julgamento dos colegiados das seis turmas. Em nota assinada pelo presidente do STJ, Humberto Martins, “a Secretaria de Tecnologia da Informação e...da redaçãoda redaçãojairosousajr013@gmail.comAdministrador_masterPortal de Notícias Braga News
