Espalhe por ai:

A tempestade tropical Eta deixou Cuba neste domingo (08) enquanto se dirigia ao sul dos Estados Unidos para o Atlântico, mas continuará a afetar a ilha com chuvas e tempestades. Eta deve atingir a Flórida com uma intensidade próxima à de um furacão.

Às 14h GMT(11h BSB) a tempestade “saía do mar na costa norte perto de Chambas”, província central de Ciego de Ávila, um território que cruzava de sul para norte a partir das 09H30 GMT, informou o Instituto de Meteorologia (Insmet) de Cuba.

A tempestade “tem ventos máximos sustentados de 95 quilômetros por hora, com rajadas mais altas” e “está se movendo de norte a nordeste a uma taxa de 19 quilômetros por hora”, informou o Insmet.

Ao partir para o Atlântico, o Eta castigou o arquipélago Jardines del Rey, a norte de Ciego de Ávila, mas a televisão estatal noticiou que os 600 turistas estrangeiros que visitavam a região estavam protegidos.

Chuvas fortes são registradas na metade oriental de Cuba, onde a Defesa Civil e as autoridades locais evacuaram milhares de pessoas para locais seguros em prevenção a possíveis inundações, já que os solos estão saturados.

“Nas próximas horas continuarão os ventos com força de tormenta tropical, entre 70 e 95 quilômetros por hora na região central de Cuba, com rajadas mais altas. Esses ventos vão produzir ondas fortes na costa sul, com elevação do nível do mar” , indicou o Insmet.

Uma reunião extraordinária do governo, chefiada pelo presidente Miguel Díaz-Canel, concluiu que “nenhuma perda de vidas ou danos significativos a casas foram registrados”, segundo o telejornal estatal.

Foi relatado que antes da travessia do Eta, 74.000 pessoas foram evacuadas para locais seguros, 8.000 delas para abrigos montados pelas autoridades.

Mas o Eta agora colide com um forte anticiclone que segue para noroeste, em direção ao arquipélago Florida Keys e à península da Flórida.

“A previsão é que o Eta se fortaleça novamente depois que entrar no Oceano Atlântico e esteja próximo da intensidade de um furacão quando passar perto ou sobre Florida Keys”, escreveu o NHC.

Ao longo do caminho, a tempestade atingirá a metade ocidental de Cuba com chuvas e ondas e podem ocorrer penetrações marítimas, alertam as autoridades.

“Na costa norte do oeste e centro, incluindo o Malecón de Havana, fortes swells começarão a ocorrer pela manhã com ondas entre 3 e 4 metros, gerando leves inundações costeiras que irão aumentar gradualmente até se torarem moderadas a partir do final desta noite “, disse o Insmet.

– Aulas suspensas e centros de testes fechados -O governador da Flórida, Ron De Santis, declarou estado de emergência nos condados do sul do estado na tarde de sábado, enquanto os moradores celebravam ou protestavam na chuva os resultados das eleições que deram a vitória ao democrata Joe Biden.

O sul de Florida Keys vai suspender as aulas na segunda-feira, os locais de teste para covid-19 foram temporariamente fechados. Autoridades mobilizaram abrigos e começaram a distribuir sacos de areia para os residentes protegerem suas casas.

Todo o sul da Flórida, de Bonita Beach, na costa oeste, a Deerfield Beach, na costa leste, passando por Miami e Fort Lauderdale, estava sob alerta de furacão neste domingo.

O Eta entrou na Nicarágua na terça-feira como um poderoso furacão de categoria 4 e enfraqueceu ao atingir a costa em uma depressão tropical, mas causou chuvas torrenciais que deixaram cerca de 200 vítimas, entre mortos e desaparecidos, na América Central.

O país mais afetado foi a Guatemala, onde sua passagem resultou em pelo menos 150 desaparecidos. Equipes de resgate e soldados procuraram no sábado os corpos de moradores de uma aldeia indígena no norte do país que ficou sob a lama após um deslizamento de terra.

Pelo menos uma pessoa morreu neste domingo na capital guatemalteca, no acidente com um avião que transportava ajuda humanitária a populações atingidas pela devastadora passagem. O piloto do avião, Juan José Rómulo Lopez, sobreviveu ao acidente e a fatalidade é possivelmente um pedestre que estava no local do acidente.

Em Honduras, fortes enchentes no norte e noroeste do território deixaram 23 mortos, segundo autoridades.

Espalhe por ai:
https://www.braganews.com.br/wp-content/uploads/2020/11/000-8uv3nr-1024x681.jpghttps://www.braganews.com.br/wp-content/uploads/2020/11/000-8uv3nr-150x150.jpgda redaçãoInternacionalCuba,Estados unidos,Eta,TempestadeA tempestade tropical Eta deixou Cuba neste domingo (08) enquanto se dirigia ao sul dos Estados Unidos para o Atlântico, mas continuará a afetar a ilha com chuvas e tempestades. Eta deve atingir a Flórida com uma intensidade próxima à de um furacão. Às 14h GMT(11h BSB) a tempestade 'saía...