Espalhe por ai:

O Ver-o-Peso é tema de exposição da fotógrafa Nay Jinknss alusiva ao aniversário de Belém. Nas frequentes andanças pela feira, a artista capturou as relações sociais e as histórias que marcam o cotidiano do lugar que serve de cartão postal à capital paraense. A mostra “Viver Belém! 405 Anos” será aberta ao público nesta sexta-feira, 8, no Parque Shopping Belém. O evento é gratuito.

A beleza da paisagem, a diversidade de pessoas e os pontos turísticos do Ver-o-Peso representam a identidade cultural do povo de Belém. Nay, que há 12 anos registra as cenas de Belém, encontrou ali a própria história. Ela é fotógrafa e professora de Artes Visuais.

O aniversário de Belém será em 12 de janeiro.

O aniversário de Belém será em 12 de janeiro. (Nay Jinknss)

 

“Meus avós se conheceram lá. Sempre tive um olhar diferenciado para o mercado. Quando comecei a documentar Belém, eu apresentei uma pessoa chamada Ver-o-Peso, um ser tão complexo e plural quanto a gente, que tem suas belezas e precariedades, e é isso que o público poderá observar”, descreve.

Ainda, a exposição passeia pelo olha da artista que se volta a temas como raça, sexualidade e gênero. “Ao longo da história, o nortista foi invisibilizado e, quando a nossa cultura é levada para fora, é como se sugassem e marginalizassem muito o Ver-o-Peso. As pessoas não podem ter medo de visitar esse lugar porque lá se mantém viva a nossa cultura”.

“A representatividade é importante. É preciso reconhecer nessas imagens.  A fotografia existe para além da estética, pois só a estética não banca a arte. Precisamos legitimar falas de pessoas invisibilizadas. Eu estou no Ver-o-Peso como um instrumento de documentação que me forma como mulher preta. O mercado é uma grande escola, onde as pessoas perdem os títulos e, também, é uma grande comunidade”, finaliza.

A exposição ficará aberta à visitação pública até o próximo dia 24 de janeiro, das 10h às 22h, com entrada gratuita, no Parque Shopping Belém.

FONTE: Oliberal

Espalhe por ai:
https://www.braganews.com.br/wp-content/uploads/2021/01/image00003.jpghttps://www.braganews.com.br/wp-content/uploads/2021/01/image00003-150x150.jpgDa redaçãoEntretenimentoO Ver-o-Peso é tema de exposição da fotógrafa Nay Jinknss alusiva ao aniversário de Belém. Nas frequentes andanças pela feira, a artista capturou as relações sociais e as histórias que marcam o cotidiano do lugar que serve de cartão postal à capital paraense. A mostra “Viver Belém! 405 Anos”...